domingo, 4 de novembro de 2012

Atividade Pedagógica



1- Tema: Drogas: informar para prevenir

2- Objetivos:
o   Contribuir na formação das ações antidrogas;
o   Dar informações sobre drogas, mostrando que elas causam dependência mental e dependência física;
o   Despertar o interesse dos alunos, na busca ou ações coletivas preventivas contra o uso desses estimulantes;
o   Oportunizar o debate e reflexões em torno dos fatores sociais, familiares, econômicos que influem no uso abusivo das drogas;
o   Incentivar a erradicação do uso de drogas na sociedade.
o   Estimular o espírito participativo e colaborativo do aluno durante o trabalho a ser desenvolvido;
o   Oportunizar o aprendizado através da linguagem própria das historias em quadrinhos;
o   Incentivar o interesse dos alunos pela leitura;
o   Desenvolver a oralidade, interpretação e reprodução dos textos;
o   Aproximar alunos e professores durante a confecção das historias em quadrinhos;
o   Desenvolver a criatividade através da construção das historias em quadrinhos;
o   Divulgar os seus trabalhos no Blog e no mural da escola.

3- Público: Alunos do 5º Ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Oliva Lorentz Schumacher – Formigueiro, RS.

4- Mídias a serem utilizadas: Para a apresentação da história em quadrinhos, A Tuma da Mônica em Uma história que precisa ter um fim, usaremos o projetor multimídia; scanner para digitalização das histórias produzidas pelos alunos, laboratório de informática e mural para divulgação do trabalho realizado;

5- Atores e papéis que irão desempenhar: Aliar a diversão e a tecnologia é uma forma prazerosa de ensinar e aprender com resultados significativos.
Os alunos desempenharão o papel de leitores e o professor será o mediador destas ações.

6- Dinâmica da atividade: Para a apresentação do tema, usaremos a história da Turma da Mônica no projetor multimídia. Em primeiro momento a leitura será realizada de forma individual, no posterior, a leitura será coletiva e os alunos desempenharão o papel dos personagens, usando a entonação a adequada e a produção dos sons transmitidos pela história.
A sequência de atividades se dará da seguinte forma: contato com o assunto do tema, debates sobre a temática e a maneira em que a história foi apresentada, pesquisas de outras histórias em quadrinhos que tratem da mesma temática, produção de histórias em quadrinhos e divulgação das histórias.

7- Período de realização: A atividade será realizada no período de 15 dias.

8- Critérios de avaliação: A avaliação será participativa, coletiva e individual. Além dos aspectos formais a ser considerados, analisaremos o posicionamento dos alunos frente às atividades realizadas, o envolvimento e o desenvolvimento das atividades propostas.

9- Referências do material pesquisado:

2 comentários:

  1. Olá Ro, como vai?

    Que você esteja sempre disposta a auxiliar a quem precisa.

    Deixo uma Palavra da parte do Senhor:

    - Esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra tem uma recompensa (2º Crônicas 15.7).

    Um forte abraço, e até mais.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir