sexta-feira, 14 de junho de 2013

Educação ambiental

Educação ambiental é uma pedagogia que desenvolve a percepção de alunos e professores. A proposta consiste em uma sequência de atividades, em quatro fases, que deve ser aplicada em espaços naturais - na praça, no parque, na praia, na montanha, no mangue e até mesmo no jardim da escola. 
Em contato com a natureza percebemos que temos uma existência em comum. Quanto mais unificamos as relações entre nós e o ambiente, mais harmônica é nossa vida. Na nossa proposta pedagógica, o professor não ensina o que é natureza e não a descreve, mas relaciona-se com ela e compartilha com os alunos o que para ele faz sentido nessa experiência. O encantamento dos estudantes pelo tema vem dessa troca com o professor, que motiva a turma a querer aprender. O relacionamento entre eles se torna mais intenso e sincero, as mentes se acalmam e a concentração de todos melhora. 

Ao explorar a natureza com as crianças, o educador aplica cinco regras da educação ao ar livre:
ð A primeira é ensinar menos e compartilhar mais. Isso torna qualquer visita mais agradável, porque a criança se cansa de ficar apenas ouvindo.
ðA segunda é ser receptivo, perceber o que os alunos estão pedindo e humanizar as relações.
ð A terceira é se concentrar, porque não dá para fazer nada se a turma não estiver atenta.
ð A quarta regra é experimentar primeiro e falar depois. Nem tudo precisa ser explicado. É importante dar ao professor e às crianças tempo para encantar-se com detalhes que ainda ninguém viu e compartilhar o que todos estão sentindo.
ð A quinta regra, é criar um ambiente leve, alegre e receptivo, onde todos se sintam bem. O trabalho visa fazer alunos e professores perceberem o que estão sentindo, pois o sentimento influencia a maneira de compreender e pensar. É mais fácil discordar de uma ideia se você está irritado. Quando está feliz, tende a ser mais receptivo. 


A seguir, algumas atividades relacionadas ao meio ambiente e que foram desenvolvidas do dia 03/06/2013 a 07/06/2013, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Oliva Lorentz Schumacher, em Formigueiro.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário