domingo, 16 de junho de 2013

PROJETO PEDAGÓGICO - No mundo da Lua


Identificação
Escola Estadual de Ensino Fundamental Oliva Lorentz Schumacher
Turma: 4º Ano do Ensino Fundamental – turno tarde.
Número de alunos: 22 alunos
Título do projeto didático: No mundo da Lua
Tempo de duração: 12 dias

Introdução
Um projeto didático é uma proposta de intervenção pedagógica que surge como uma alternativa de tornar a aprendizagem contextualizada no interesse do aluno e relacionada com as situações reais do mundo que vivemos e na busca de unir dois mundos que coexistem separadamente: a vida e a escola.
Sendo assim, decidimos trabalhar este projeto por percebemos que os pais não incentivam seus filhos na busca por sonhos, por objetivos. Os pais estão envolvidos com as dificuldades da vida, com o trabalho, deixando, na maioria dos casos, de incentivá-los a estudar, a fazer projetos ou simplesmente deixando de orientá-los nas tarefas para casa. São causas subjetivas. Por isso, concordamos com Jean-Paul Sarte (pg. 90, 2007), quando diz que estas causas subjetivas são maneiras de perceber a emoção e como ela compreende seu “ser-no-mundo”.
O presente Projeto Didático no MUNDO DA LUA está em acordo com as concepções presentes no Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual de Ensino Fundamental Oliva Lorentz Schumacher, pois busca discutir, refletir, repensar e expor, de forma clara, valores coletivos, delimitar prioridades, definir os resultados desejados e as metas que a mesma deseja alcançar.
A escola tem boa infraestrutura para a realização deste projeto, pois contamos com uma biblioteca bem equipada, sala de audiovisual com televisão, laboratório, DVD, projetor digital, projetor multimídia, lousa digital e laboratório equipado com computadores e impressora (temos problemas com conexão à internet).
As concepções que embasam este projeto são as Concepções vivencial/espontaneísta, pois defende a ideia de aprender experimentando situações do cotidiano escolar, que acontece aleatoriamente sem exigência. Os conteúdos assumem papel secundário, pois serão selecionados a partir dos interesses do aluno, a escola é um espaço de conhecimentos e atendimento dos interesses e necessidades imediatas do aluno, sendo o professor um estimulador e orientador da aprendizagem. É interacionista, pois a aprendizagem também ocorre a partir das interações sociais e com o objeto de interesse.
Uma das concepções pedagógicas deste projeto é o interacionismo o que justifica o tipo de interação e de relação que suporte e gênero proporcionam aos participantes. Podemos enumerá-las: acesso a hipertextos nas pesquisas, debates, trabalhos em grupos, a interação com os objetos que provocarão relações de ensino/aprendizagem.

Objetivo Geral
O projeto pedagógico que será desenvolvido tem como objetivos incentivar a descoberta de necessidades subjetivas, onde permita que o aluno se perceba não apenas com necessidades imediatas, mas com vontades, possibilidades, capaz de construir expectativas, esperança, desenvolver a criatividade, aprimorar as relações humanas, permitir situações para o desenvolvimento da autonomia para consequente desenvolvimento da aprendizagem.

Objetivos Específicos
§  Desenvolver da expressão oral, escrita e plástica.
§  Desenvolver o raciocínio lógico-matemático.
§  Formar a consciência da dimensão do planeta Terra e dos demais planetas do Sistema Solar.
§  Usar a internet para realizar pesquisas
§  Estabelecer relações de localização.
§  Construir histórias em quadrinhos.


   As áreas do conhecimento e conteúdos
Área de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias: diálogos, produção textual, leitura e desenho.
Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias: situações matemáticas envolvendo operações matemáticas. 
Área de Ciências Naturais, Matemática e suas Tecnologias: Sistema solar, localização do município de Formigueiro dentro do planeta Terra.

Descrição das mídias envolvidas
Televisão para apresentação do filme “os mosconautas no mundo da Lua, pen drive contendo vídeos e conteúdos, computador conectado à internet para exploração do Google Earth, hipertextos e vídeos musicais, câmera digital para registrar as atividades realizadas, kit multimídia para explorar o Google Earth, aparelho de som para trabalhar música Lindo balão azul, caixa de som para usar no multimídia e aparelho de som.

Recursos necessários e materiais de apoio
§  Sala de recursos
§  Sala de informática
§  Apoio do monitor da escola na organização dos equipamentos usados.
§  Lápis colorido, canetas, materiais de uso comum dos alunos.
§  Folhas de ofício
§  Impressora
§  Computadores conectados à internet
§  Caixa de som com amplificador
§  Imagens pesquisadas no Google
§  Interface Google Earth
§  Mapas do mundo, do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Formigueiro.

Cronograma das estratégias e atividades
Atividades
Datas
Diálogo sobre o que os alunos gostariam de ser, de fazer em todas as etapas da vida, seus sonhos e esperanças.
Produção textual
07/05/2013
Filme Os mosconautas no mundo da lua.
Diálogo e atividades sobre o filme.
08/05/2013
Análise das falas dos personagens do filme assistido.
09/05/2013
Entrevista com os pais sobre seus sonhos e desejos, desafios vencidos e por vencer.
10 e12/2013
Análise e manuseio de mapas.
14/05/2013
Viagem no Google Earth
15/12/2013
Desenhar a música Lindo balão azul.
Análise das palavras desconhecidas na música ouvida.
16/12/2013
Assistir e analisar vídeos no You tube da música “Lindo balão azul” em várias versões.
17/12/2013
Pesquisa na internet: pra que estudar? 
Após pesquisa, mesa redonda sobre a importância de estudar.
20/12/2013
Resolução e criação de histórias matemáticas envolvendo distâncias.
21/05/2013
Produção de histórias em quadrinhos.
22/05/2013
Exposição das histórias em quadrinhos
23/05/2013

Avaliação
A avaliação se constituirá em processo contínuo durante todo o projeto correlacionado à realidade cotidiana da sala de aula e sua transformação no percurso das vivências do projeto.


Alguns registros das atividades realizadas.











Um comentário: